segunda-feira, 13 de julho de 2009


Vamos aprender um pouco sobre a cozinha cigana . Diversas pessoas conhecem os ciganos, mas nunca participaram de uma refeição com eles, não apenas isso, não sabem a base principal de sua cozinha, que se caracteriza por dois ingredientes principais: grão de bico e açafrão.

A importância deste último é ilustrada por um dizer "se o alimento não tem cor parece uma refeição payos! . Bico e ensopados, em particular, em geral, deve-se ao antigo costume de cozinhar no acampamento cigano, com o calor do sol e a terminar como frio da noite e,sobretudo, o alimento deve ser quente para combater o frio e para fornecer mais energia. Podemos dizer que os ciganos comem lotes de produtos vegetais , em detrimento de peixe e carne, os quais são consumidos muito pouco pelo povo cigano.

Um prato típico da Andaluzia, principalmente devido a em Jerez os payos tem sido o melhor prato cigano, Gypsy Kale (Uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, frutos frescos e secos (hidratados), vegetais, sementes e grãos germinados e algas. Os quais tem toda a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável e ecológica). A alimentação simples dos ciganos passou a ter destaque em restaurantes e bares onde servem suas receitas de forma requintada. Na elaboração do tagarnina que vem da família de thistles, que, por sua vez, os ciganos,só comiam grão de bico, feijão, jarreta de carne de porco, gordura de porco, bacon ou gordura de queijo, com estrias de carne, lingüiça, chouriço, manteiga amarela, couve, repolho verde, aipo, colorau, cominho e sal. No Brasil esse prato é conhecido como Sopa de Grão de Bico.
Outros pratos típicos são potaje Eve (baseado em soak feijão, grão embebido bacalhau com, um pouco de óleo de oliva ), trapos (com batata, farinha, secas de bacalhau e camarão); Olla Gitana (com grão de bico, abóbora e feijão verde) ; panela com Peras (com feijão branco, feijão, abóbora, amêndoas, pêras e tomates) ou Zarangollos (ovo, batata, abobrinha e cebola). A carne preferida pelo povo cigano é a de porco e de carneiro . E acreditem o preparo da mesma com o tempero cigano é de dar água na boca .
Mais algumas comidas originalmente ciganas:

Armianca: Salada de alface e tomate (em rodelas);
champignon; queijo de cabra, cenoura, beterraba (em pedaços) e berinjela frita (em tiras). Enfeitar com uvas-passas, raminhos de hortelã e pétalas de flores.

Assados: Pernil de carneiro (Bakró); Pernil de leitão (Baló); Cabrito Frito com arroz e brócolis (ou lentilha ou nozes); e/ou roletes de carne bovina ou frango com pedaços de cebola, pimentão (verde e amarelo) e tomate.

Brynza: Queijo de Cabra (cru ou frito).

Chivuisa: Destilado à base de trigo (espécie de Aguardente).

Civiaco: Torta folhada salgada ou doce.

Cozido Manouche: feijões vermelhos grandes, pedaços de carne e osso de pernil de porco, alhos-porós em pedaços, salsão com as folhas em pedaços, alôs comuns inteiros com casca, cenouras e batatas cortadas em pedaços grandes, sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto e arroz branco que deve ser incorporado na última etapa do cozimento.

Goulash: Cozido de arroz, batata, carne e páprica ardida.

Malay: Pão de Milho.

Manrô/Kolako: Pão redondo de Farinha de Trigo.

Mamalyga: Polenta.

Naut: Grão de Bico com lingüiça.

Paprikach: costela defumada (bovina ou suína) e bacon ao molho vermelho de tomate e pimentão com batatas pequenas, cozidas (na casca) e páprica doce.

Papuchá: Pirão de Milho.

Sifrite: Ponche de Frutas com Champanhe e/ou refrigerante. Enfeitados com pétalas de rosa.

Sarmá: Arroz com lentilha, carne seca desfiada e nozes.

Sarmy/Salmava: Charutos ou Rolinhos feitos em folha de repolho recheados com lombo ou carne bovina moída,azeitonas, bacon e molho dourado; e/ou em folha de uva com recheio de bacalhau.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Zorahya, meu nome é Wilson Oliveira, sou mineiro de Belo Horizonte e estou cursando o primeiro semestre em Gastronomia no Senac daqui e nos foram pedido para fazer uma trabalho sobre a influência da culinária cigana na gastronomia mineira e como eu li o seu blog e achei riquíssimo, cheio de informações valiosas, eu gostaria de conversar contigo mais a respeito da comida que os ciganos consumiam no início da colonização do Brasil, saber o que eles comiam, e o que era consumido pelos ciganos da época e ainda hoje, que nós, brasileiros no geral absorvemos nos dias de hoje. Pra nós do grupo seria perfeito conhecer uma autêntica cigana que entenda da historia do seu povo ou que possa nos ajudar a desvendar esse mistério. Os ciganos influenciaram na culinária brasileira? Se sim, de que maneira? Quais são os pratos que os ciganos sempre comeram que hoje nós consumimos em nossos restaurantes sem saber que são de origem cigana. Qualquer ajuda seria muito bem vinda, obrigado.
Se por acaso vc preferir conversar pelo whats app? meu numero é 31 9 8526 6994.