terça-feira, 14 de julho de 2009

PRECONCEITO RACIAL




Em relação aos ciganos a eles podemos ter estas opções:
odiá-los, amá-los, ignorá-los. Eu prefiro amá-los. Sabe
por quê? Porque eles são o povo mais excluído da terra
e eu me identifico com eles. Quem nunca foi excluído?
Na escola? No trabalho? Numa festa... Agora, imagine o
povo cigano que sofre exclusão milenar... Saiba que eles
tiveram grande influência na formação da nossa pátria.
Uma das qualidades invejáveis e intrínsecas desta etnia
cigana é não ter Estado / nação / pátria: o mundo é sua
pátria. Que maravilha! O povo que não se curva à burocracia,
não tem armas nacionais, selos ou símbolos de qualquer
natureza, mas respeitam os valores do país que os acolhe.
Agora, na ONU, consideraram eles oriundos da Índia; outros
criaram uma bandeira e hino para eles, não sei se vai pegar.
Ciganos são totalmente desligados de coisas como residências
fixas. Podem até morar em palácios, contudo, mantêm a alma
cigana nômade. Não se ligam a governos, reis, eleições, enfim,
livres como pássaros no céu. Vivem muito bem sob tendas.
Gostam de dinheiro, sim, gostam de negociar, sim! Afinal
precisam viver, e o mundo é duro, muito duro para os párias.
Em penosíssimas deambulações, são jogados daqui para ali,
sem qualquer consideração das autoridades, sem qualquer
assistência social, sem médicos, nem instrução e sem apoio
algum. Ignorados pelas famosas ONGS, e pela turma dos
direitos humanos, repelidos pelo povo em geral, que não
se lembra das palavras de Jesus: Vinde a mim eu vos
aliviarei! Onde estão os que se intitulam representantes
do Padre Eterno? Onde estão os cristãos? Onde a caridade?
Eu invejo os ciganos pela capacidade de sobrevivência sob
fatores tão adversos. Eu quero e não posso ser um deles,
a sociedade não me permite, mas se eu fosse cigano, seria
uma honra para mim. Você já viu um cigano seqüestrador?
Já viu um cigano assaltante de bancos? Já viu criança cigana
abandonada? Já viu velho cigano abandonado? Aqueles que
falam mal dos ciganos, que liguem o ‘desconfiômetro’,
devem levar em conta que eles, os ciganos, são espelhos de nós
mesmos. Você me entende?... [Se você vê no cigano um homem
desprezível, você é também desprezível; porém, se vê um homem
bom, você é bom. É o fator espelho, meu caro]. Seja livre
(no íntimo) como um cigano! Somente assim será feliz. Por último,
não menos importante, procure imitar Jesus, o verdadeiro Salvador
e também o maior dos ciganos. Foi Ele que disse: Amai-vos uns aos
outros. Lembra-te ainda de que somos partículas de Deus, O Grande
Arquiteto do Universo. E como muito apropriadamente, magistralmente
disse, em trova, o grande poeta Augusto de Lima, em síntese cosmogônica:


Há uma só lei da existência

sob a esfera luminosa;

partilham da mesma essência

homem, ave, estrela e rosa.


Daí, somos todos irmãos! Os ciganos também são nossos irmãos.

Nenhum comentário: